MegaDJ

Controladores e jogadores de pratos giratórios fizeram um retorno inesperado nos últimos anos. Embora o Numark NS7 tenha desfrutado de três iterações diferentes, sempre foi um produto de nicho e nunca foi amplamente adotado. Avançando vários anos e vimos um renascimento do prato giratório graças à introdução do Rane Twelve , o Denon SC5000M e, mais tarde, o Traktor S4 MK3 , o SC6000M e o Rane ONE .

Com todas essas ofertas disponíveis, a pergunta predominante permaneceu: quando a Pioneer DJ lançará um controlador com pratos giratórios? Durante anos, a resposta parecia ser “nunca”.

Ao longo dos anos, o boato girava em torno do potencial de um controlador de prato giratório da Pioneer DJ. Pode ser um esquema vazado ou a arte conceitual de alguém para um jogador híbrido . Talvez alguns acessórios personalizados vazaram de um fabricante de terceiros como 12inchSkinz . Eu até vi pessoas postarem fotos de nosso próprio artigo especulativo como “vazamentos”.

Ano após ano, esses rumores ocasionalmente se espalhavam.

Bem, aqui estamos em 2022, e o Pioneer DJ finalmente fez o impensável. Hoje, eles revelaram o DDJ-REV7: um controlador premium, all-in-one, baseado em Serato com pratos giratórios.


Pratos

É um bonito.

Claro, a primeira coisa que devemos falar são os pratos. Esses pratos de acionamento direto são uma revelação – diferente de tudo que vimos antes. A Pioneer DJ criou algo único, evitando o mecanismo tradicional do eixo de travamento em players como o Rane Twelve ou o Denon 6000Ms.

À primeira vista, a comparação mais próxima seria os antigos CDJs Technics SL-DZ1200 . Embora pareçam semelhantes à tela localizada no centro, uma inspeção mais detalhada mostra que a Pioneer DJ criou algo muito superior.

Eu ainda amo a aparência deles, no entanto.

A placa superior consiste em uma única peça, que é muito diferente do design problemático do anel do Technics SLDZ. Um meio transparente exibe uma tela abaixo exibindo formas de onda, BPM, comprimento do loop, chave da faixa e muito mais.

Ao contrário da maioria dos jogadores, este não é o prato tradicional de uma peça que você encontraria em um toca-discos. Em vez disso, é um anel de metal. A tela fica no centro e é apenas o anel externo que gira. Dentro desse anel há um anel de plástico secundário que controla o posicionamento do prato. A placa superior desliza sobre o anel secundário e se encaixa em um pequeno dente de plástico que lida com o transporte do software. É um design elegante e engenhoso e provavelmente a melhor implementação de um prato giratório digital que já vi

Um grande abraço para Krisp Kutz por me emprestar seu Rane ONE para a comparação.

O prato parece excelente – pelo menos tão bom quanto o ONE, NS7 ou SC6000M. Mas o espaço extra – devido à falta de um mecanismo de tamanho de 45 adaptadores – faz uma diferença considerável na área de superfície. Eu tive que medir os pratos porque eles pareciam muito maiores do que os sete polegadas anunciados.

Os pratos podem rodar em 33 ou 45 velocidades e também são reversíveis. Além disso, você obtém um conjunto de botões Pitch Bend que estão se tornando um recurso padrão para controladores e jogadores de pratos giratórios.

Os pratos também têm um modo de torque alto e baixo para usar de acordo com sua preferência.

A tela do prato

A tela no centro é semelhante à tela que você encontraria no DDJ-1000 . A configuração padrão inclui uma visualização de forma de onda com formas de onda suaves, rolantes e verticais no meio e formas de onda de toda a faixa do lado de fora. Você também obtém a forma de onda do deck oposto na tela. A Pioneer DJ até adicionou uma variação do display do Medidor de Fase CDJ nesta visualização.

Além disso, os valores de BPM, Auto-Loop, porcentagem de pitch e chave são exibidos com destaque. Você também pode ampliar e reduzir as formas de onda do prato usando os botões Shift e Pitch Bend.

Existem três visualizações adicionais para as telas do prato, oferecendo um total de quatro visualizações. Todas as opções exibem as informações relevantes da faixa descritas acima.

O modo Virtual Deck é uma reminiscência do DDJ-1000SRTtelas de prato. Esta tela agora inclui um novo recurso de contagem regressiva que exibe o número de batidas até o próximo hot cue. Nesta visualização, você também obtém o número de semitons deslocados da tonalidade original.

As duas últimas visualizações incluem uma visualização Track Art e uma visualização DJ Logo. A visualização da arte da faixa exibe qualquer arte do álbum que você tenha em sua coleção, e a visualização do logotipo do DJ mostra seu logotipo do DJ.

As telas mais bonitas, mas menos úteis.

Clicar duas vezes no botão 33 fornece um marcador de posição de gravação virtual que aparece em todas as telas.

Nossa opinião geral sobre os pratos

Adoro esses pratos. Eu os amo muito. Eles se sentem responsivos, mantêm grande precisão e são uma alegria de usar. O design é brilhante e sempre esperei por um prato giratório com uma tela incorporada. Esses podem ser meus pratos giratórios favoritos para jogar fora dos toca-discos – e usei a maioria das opções modernas.

Muitos elogios ao Pioneer DJ por flexionar sua P&D e inovar fortemente neste espaço. É ótimo vê-los se arriscando em um design diferente do testado e comprovado.

Problemas que encontramos com eles

Eu só tive alguns problemas com os pratos que me incomodavam – todos eles triviais.

Lançamento do prato

O maior problema que encontrei com os pratos DDJ-REV7 é que a captação no lançamento não parece tão instantânea quanto os pratos no Rane ONE ou no Twelves. Isso requer um pouco mais de “arremesso” ao liberar o prato e há um leve ruído de áudio no lançamento que só é realmente audível em certas amostras em tons lentos.

O melhor que posso descrever seria a diferença entre arranhar em um Technics 1200 e um toca-discos Super OEM.

Problemas de raspagem instantânea

Também posso ouvir uma distorção sutil com os sons do Instant Scratch. Os movimentos do prato no áudio dão um leve som de chocalho, o que é um pouco desconcertante. A maioria das pessoas não notará sem ouvir atentamente, mas está lá. Quando ouvi pela primeira vez, pensei que era um som de chocalho físico no hardware. Esse problema ocorre apenas com os sons do Instant Scratch e não ocorre no Serato.

O último problema com o Instant Scratch é que os sons não começam na posição 12:00. Não é o fim do mundo, mas é um pouco chato. Espero que uma atualização de firmware resolva esse problema.

Esses problemas não acontecem no Serato – apenas Instant Scratch.

Layout + Controles

O DDJ-REV7 tem um dos controles mais abrangentes que já vi em um controlador de DJ. Eu não me vi perdendo muitos controles ou desejando alguns recursos com algumas pequenas exceções. Pioneer DJ até incluiu alguns controles que eu nem sabia que precisava.

Começaremos com nossos pensamentos sobre o mixer e seguiremos a partir daí:


Seção do mixer

Meu primeiro pensamento: este é um DJM-S7 atarracado.

A peça central do controlador se assemelha a um DJM-S7 menor com o familiar layout de pad, seção de efeitos e layout de EQ.

Vamos decompô-lo.

Almofadas

Isso deve ser familiar para qualquer pessoa que use os mixers de batalha Pioneer DJ.

Os pads são os mesmos pads físicos que você encontraria no DJM-S11 ou DJM-S7. Eles parecem um pouco menores que o S11, mas parecem o mesmo. Como os mixers, cada lado tem um conjunto de quatro botões de plástico rígido para percorrer diferentes bancos. Existem apenas dois conjuntos de bancos por seção (em vez de três mais um modo de usuário).

Aqui está o que você obtém com as almofadas:

  • Hot Cues / Pitch Play
  • Loop Roll/Slicer Loop
  • Loops salvos / Flips salvos
  • Sampler / Scratch Bank

Vale a pena notar que o Gated Cue , Cue Loop e o modo Slicer padrão estão ausentes. O DDJ-REV7 também não possui a funcionalidade Split Pad ou seções de usuário personalizadas. Espero que o recurso Cue Loop ausente seja a maior reclamação dos fãs da série S do DJM.

Os botões de parâmetro padrão também permitem que você ajuste os parâmetros para os diferentes modos de pad. Você também recebe um botão Silent Cue dedicado por lado – que é uma adição bem-vinda.

Abaixo dos pads, a seção do mixer oferece um botão de volume do Sampler à esquerda e os controles de fone de ouvido à direita.

Faders

O DDJ-REV7 inclui um fader Magvel Pro completo com todos os recursos personalizáveis ​​vistos na linha de mixers de scratch profissionais da Pioneer DJ.

Os upfaders são os mesmos faders encontrados no DJM-S11. Portanto, embora não sejam tão bons quanto o Magvel, eles têm qualidade decente o suficiente e devem durar um bom tempo – e parecem superiores aos de qualidade mais baratos encontrados até no DJM-S7.

Todas as opções de personalização para o Magvel Pro estão lá. Você pode ajustar as curvas do fader, ajustar a tensão do crossfader e inverter todos os três faders. Além disso, como os mixers DJM, você pode ajustar o atraso de corte usando o aplicativo utilitário em um laptop conectado.

Efeitos

Qualquer pessoa que tenha usado um DJM-S9 , S11 ou S7 saberá exatamente como esses efeitos funcionam. A interface e o layout são mais parecidos com o DJM-S7 e contêm o fantástico fluxo de trabalho que a Pioneer DJ refinou que tornou seus mixers de batalha favoritos entre DJs em todo o mundo.

Como os mixers DJM, o DDJ-REV7 contém um conjunto de efeitos totalmente de hardware. Existem dois conjuntos de três botões de cada lado; cada um é atribuído a um efeito diferente. Você pode alternar entre efeitos de hardware e software, e dois bancos personalizados permitem definir diferentes combinações de efeitos – tanto software quanto hardware. A tela pequena fornece todas as informações relevantes sobre o efeito rapidamente, e você pode ajustar o tempo do efeito usando os botões e tocar em BPM de fontes de áudio. As pás de efeito agora padrão – encontradas em tudo, desde Numark Mixtracks até o DJM-S11 de ponta – estão onde você esperaria e funcionam da mesma forma que outros controladores e mixers.

Qualquer pessoa com um mixer ou controlador Pioneer DJ deve estar familiarizado com este programa.

Como seus mixers, o Pioneer DJ incluiu 22 efeitos diferentes que você pode colocar nos dois bancos de efeitos personalizados através do programa utilitário do laptop. Como o S7 e o S11, isso permite que você misture e combine efeitos de software e hardware como achar melhor. Você também pode escolher entre várias funções para o botão Filter.

O DDJ-REV7 também vem com quatro efeitos exclusivos não encontrados em nenhum outro equipamento: Time Sweep Echo, Helix Up, Fill Out e Duck Down.

Assim como o DJM-S11, o DDJ-REV7 também possui o popular recurso Smooth Echo . Além disso, o controle também permite aplicar efeitos ao Sampler pressionando Shift.


Seção do prato

Além dos pratos marcantes, cada lado contém vários controles adicionais. Os faders de pitch são configurados em estilo de batalha na parte superior do deck, com os controles de carregamento de faixa imediatamente à direita dos faders. Abaixo dos faders de afinação estão um botão de intervalo de tempo dedicado, um botão de redefinição de afinação (configura a afinação para zero), um botão dedicado de bloqueio de teclas e o botão Sync. Abaixo estão os controles familiares de Auto-Loop, um botão Slip, um botão Censor (com uma função shift para inverter o prato) e botões dedicados de mudança de tecla para controlar o Pitch n Time. O último também funciona como controles Key Lock e Key Reset com o botão Shift.

Rascunho Instantâneo

Acima dos pratos estão botões de plástico rígido atribuídos a algumas funções de seleção de pads. Esses botões permitem que você acesse as funções dos quatro pads superiores para Hot Cues, Saved Loops, Scratch Bank e Sampler. Estes são independentes das configurações do pad e permitem um conjunto secundário de controles.

Usando esses mesmos controles, você também pode acessar o inovador recurso Instant Scratch – introduzido no DJM-REV7. Pressionar o botão Instant Scratch permite acesso rápido a muitas amostras de scratch predefinidas. Três conjuntos de efeitos de scratch curtos e um loop de batida curto estão disponíveis. Com esse recurso, você pode ter uma sessão de raspagem rápida sem um laptop conectado.

As amostras em si são bastante padrão. Embora você não obtenha os sons clássicos frescos/ahhh (já que eles são tecnicamente protegidos por direitos autorais), você obtém fac-símiles razoáveis ​​ao lado de alguns outros trechos e efeitos vocais. Infelizmente, você não pode carregar sons personalizados nesses slots, pois eles são essencialmente codificados no firmware.

Desculpem a qualidade do vídeo da batata.

Modo Utilitário

Pressione e segure o botão Voltar na seção Track Load e você terá acesso a uma infinidade de opções personalizáveis ​​exibidas na tela do prato. Fiel à experiência Pioneer DJ, você pode personalizar várias opções. Por exemplo, usando o grande botão da roda de rolagem, você pode ajustar as configurações de Smooth Echo, personalizar suas configurações de microfone (incluindo eco de microfone e roteamento de microfone), alterar o torque do prato, ajustar a atenuação de saída e definir saídas estéreo/mono. Embora a implementação deixe um pouco a desejar, o Pioneer DJ finalmente adicionou uma função Split Cue adequada no menu Utility Mode (mais sobre isso abaixo).

Embora não seja tão robusto quanto a personalização do DJM-S11, é impressionante o quanto você pode ajustar o DDJ-REV7 para funcionar de acordo com suas preferências. Quer passar alto seu microfone, remover o roteamento do microfone para a saída do Booth e definir a saída principal para mono? Sem problemas. Deseja diminuir o brilho da tela, aumentar o brilho do LED e definir o botão Deslizar para piscar (em vez de permanecer sólido)? Facilmente feito.


Construir

Uma coisa sobre o Pioneer DJ é que seu equipamento continua incrivelmente consistente. Você obtém os mesmos botões, pads e caixas em todas as suas linhas de produtos. O DDJ-REV7 não é diferente e mantém a mesma qualidade de construção de todos os seus produtos.

Infelizmente, embora comprovado em campo, também significa que alguns aspectos me irritam. Ainda não estou completamente convencido da caixa de plástico – e anos vendo equipamentos Pioneer DJ lascados e arranhados ainda são uma preocupação. Dito isto, o acabamento do DDJ-REV7 parece diferente do do DJM-S11. Talvez seja mais resistente a arranhões do que equipamentos anteriores.

Botões/botões

Se você já usou algum equipamento Pioneer DJ antes, os botões e botões devem parecer familiares. Os botões com haste de metal e botões de plástico são os mesmos em toda a sua linha de ofertas e oferecem o que você esperaria. Os botões têm uma resistência satisfatória a eles, e os botões de clique, embora nunca sejam meus favoritos, fazem o que precisam fazer.


Tamanho e Peso

Rane ONE para escala. Da próxima vez, vou me lembrar de adicionar uma banana.

O DDJ-REV7 não é um controlador pequeno, mas é definitivamente gerenciável. Com 28,8″ x 15″ x 3,2″, é apenas um pouco maior que o DDJ-1000. O peso também é gerenciável em 23,6 libras, que é apenas um fio de cabelo mais pesado que o Rane ONE.


Qualidade de som

Há muito tempo tenho problemas com o “Pioneer Sound” – não tenho dúvidas sobre isso. Embora a Pioneer DJ tenha feito avanços fantásticos na melhoria da qualidade do som para seus mixers dedicados, os controladores ainda podem ser aprimorados. Com o DDJ-REV7, posso dizer sem dúvida que este é o controlador de DJ Pioneer com melhor som que já ouvi. A assinatura de som parece muito mais próxima do perfil de som DJM-S11/DJM-900NXS2/DJM-S7 do que qualquer um de seus controladores. É apenas uma grande melhoria em relação a controladores como o DDJ-1000 ou DDJ-SX.

Eu ainda não acho que avalio acima do meu Rane Seventy-Two , mas soa bastante sólido para um controlador – especialmente um da Pioneer DJ.

Digital sound

Eu comparei diretamente o DDJ-REV7 com o Rane ONE e, embora um pouco diferente no perfil, ele é absolutamente adequado. Mas, claro, a qualidade do som é uma coisa totalmente subjetiva, então você pode decidir por si mesmo o que mais gosta.

Pré-amplificadores de fono

O DDJ-REV7 também inclui entradas fono que permitem conectar toca-discos. Eu acho os pré-amplificadores phono decentes o suficiente, embora eu ainda prefira mais os pré-amplificadores phono Rane. Você pode ouvir uma diferença mais pronunciada para o vinil.

Por favor, perdoe minha cara – eu trabalho em casa agora, não tive que escovar meu cabelo em 2 anos…

Roteamento de áudio

Gastei $ 100 em Loopback Audio para obter essa funcionalidade.

O DDJ-REV7 contém uma placa de som 10in-10out compatível com a classe. Uma coisa que eu gosto no REV7, é que você pode redirecionar alguns dos caminhos de áudio usando o Utilitário. . Com o programa utilitário, você pode rotear saídas específicas para os canais 1/2 ou 3/4, permitindo maior flexibilidade ao usar o REV7 com outros programas.


Entrada/Saídas

Não há grandes surpresas com as entradas e saídas do DDJ-REV7. É tarifa padrão da Pioneer para controladores premium; as saídas principais usam portas XLR e RCA e compartilham um botão de volume. Você também obtém portas TRS de 1/4″ e um volume independente para a saída do Booth. Existem entradas RCA definidas para cada lado que podem ser alternadas de linha para phono e um conjunto extra de entradas RCA auxiliares. Duas entradas de microfone completam as entradas – uma com um conector combinado XLR/1/4″ e a outra com um conector reto de 1/4″. Ambas as entradas de microfone também possuem um pequeno botão de atenuação.

Assim como todos os controladores de DJ de ponta da Pioneer, o DDJ-REV7 também possui um par de conectores USB, permitindo que dois DJs conectem dois computadores simultaneamente.


Microfones

O DDJ-REV7 suporta um par de entradas de microfone, permitindo dois microfones simultaneamente. Usando os controles no painel frontal, você pode ajustar os volumes, ajustar um EQ de 2 bandas e controlar o efeito de eco do microfone. Você usa um interruptor de três vias para alternar entre ligar e desligar o microfone. A terceira opção ativa o efeito talk-over.

Um conjunto completo de opções extras também está disponível no menu Utility Mode. A lista inclui personalizar a atenuação e a curva de conversação, acionar um filtro passa-altas, ativar e desativar o roteamento para a saída do Booth e opções de limitador separadas para as saídas Booth e Main.

Infelizmente, não há como personalizar cada entrada de microfone de forma independente e todos os ajustes afetarão os dois microfones juntos.


Dica de fone de ouvido

O cue do fone de ouvido segue o esquema de controle de fader de cue tradicional, incluindo um botão cue/mix. Como mencionado acima, o Pioneer DJ finalmente adicionou a opção Split Cue no menu Utility Mode. O sinal Master é enviado para o fone de ouvido direito e o cue é enviado para o esquerdo. Usando o botão cue/mix, você pode definir quanto do cue ou master você pode ouvir. O DDJ-REV7 também suporta conectores de fone de ouvido de 1/4″ e 1/8″.


Painel frontal

O painel frontal do DDJ-REV7 possui personalização de fader e controles de microfone. Além disso, os controles de entrada auxiliar residem aqui. Você obtém um botão de volume e um interruptor de três vias que permite ligar / desligar o Aux-in, bem como ativar um aumento de volume (rotulado Portable) se o dispositivo conectado for particularmente silencioso.


Positivos

Agora, vamos mergulhar nas coisas que gostamos no DDJ-REV7.

Pratos

Isso deve acontecer sem dizer. Eu já falei o quanto eu amo os pratos. A Pioneer DJ modernizou os pratos giratórios e os levou para o século XXI. A implementação poderia ter sido facilmente problemática, mas eles acertaram na execução. Os pratos são ótimos não apenas para arranhar, mas também para misturar.

Misturador

O DDJ-REV7 inclui um mixer de batalha estilo DJM completo. Embora não seja tão robusto quanto o DJM-S7 em termos de recursos, a maioria dos itens obrigatórios está lá. Enquanto os Pads são um pouco mais limitados em escopo, os efeitos competem com os recentes mixers de batalha DJM em fluxo de trabalho e sensação. Este é especialmente o caso quando se trata de pratos giratórios, pois ter os pads no mixer é superior a tê-los abaixo dos pratos. Ao contrário dos pratos estáticos, muitas vezes você quer manter a mão no prato ao dar dicas. Ter os pads na seção do mixer é muito mais natural e permite que você coloque a mão de volta no crossfader muito mais rápido.

Crossfader

Agora você está arrasando com os melhores.

Como mencionado anteriormente, este fader é magnífico e se parece com seus mixers de scratch DJM. O DDJ-REV7 utiliza roteamento de hardware completo do caminho do sinal, de modo que o tempo de resposta é imediato e incrivelmente curto. É facilmente o melhor crossfader que já experimentei em um controlador de DJ.

Arranhão instantâneo

Eu amo, amo, amo esse recurso, e isso deve ser padrão em todos os pratos giratórios daqui para frente. Uma das minhas maiores reclamações sobre o Twelves e o ONE (e o NS7 antes dele) é que ele requer um laptop conectado para usar. Às vezes eu quero ter um corte rápido. Não quero me incomodar em conectar meu laptop e esperar o Serato carregar. As únicas configurações em que posso começar rapidamente a praticar o scratch são os toca-discos comuns – onde posso colocar um pedaço de vinil – ou os Denon 5000/6000Ms, onde posso carregar uma faixa de scratch do meu USB. Agora, posso fazer isso no DDJ-REV7.

Efeitos

Pioneer DJ acertou o fluxo de trabalho para seus efeitos em seus mixers de batalha, e é o mesmo no DDJ-REV7. O fluxo de trabalho é incomparável – rápido, fácil, imediato e completamente claro. Ter esse nível de familiaridade e profundidade – e efeitos reais de hardware – em um controlador de DJ é incrível. Claro, o recurso Smooth Echo é apenas a cereja do bolo.

Controles

Fora alguns recursos menores, o Pioneer DJ pensou em quase tudo. Como resultado, seus controladores sempre tiveram alguns dos esquemas de controle mais abrangentes existentes. Em particular, os botões Instant Scratch dão ao DDJ-REV7 um nível de controle não encontrado em nenhum controlador que eu possa imaginar.

Mapeamento MIDI personalizado

Uma das minhas coisas favoritas sobre a implementação de mapeamento MIDI da Pioneer DJ é que eles utilizam funções de página e comandos de deslocamento como CCs separados em vez de modificadores. O resultado prático disso é que você pode remapear qualquer controle em qualquer página ou grupo e afetar apenas esse grupo específico ou função de deslocamento. Outras empresas não oferecem essa funcionalidade e o remapeamento, digamos, que um teclado Hot Cue acaba sobrescrevendo todas as outras páginas nos controles. Por exemplo, eu nunca uso o Loop Slicer, então posso remapear com segurança todos os pads do Loop Slicer para controlar o Serato Video e não ter que me preocupar com nenhuma das outras páginas dos pads.

O potencial

O DDJ-REV7 pode ser apenas o começo. Com este novo design de prato sendo um design original da Pioneer DJ, quem sabe que outros brinquedos incríveis veremos no futuro? Disco giratório CDJ3000s; XDJ-XZs com pratos giratórios; controladores de tamanho normal de 12″ – as comportas podem se abrir. Parecia que a Pioneer DJ não tinha interesse em abordar o mercado de discos giratórios fora de seus toca-discos PLX por muito tempo. Finalmente, o paradigma mudou completamente e temos um novo concorrente no mercado.


Melhorias que gostaríamos de ver

Nada é perfeito, e um controlador tão empolgante quanto o DDJ-REV7 ainda pode ter algumas melhorias.

Implementação de dicas divididas

Tão perto, mas ainda tão longe…

Estou muito empolgado que a Pioneer DJ finalmente adicionou um recurso de split cue em um de seus dispositivos orientados a scratch. Infelizmente, a execução perde um pouco da marca, pois requer o uso do menu Utility Mode para ativá-lo e desativá-lo. Como alguém que usa muito o Split Cue, ser capaz de ligar e desligar rapidamente o split cue para ouvir a saída master completa em seus fones de ouvido é fundamental. Com a implementação atual, eu preciso constantemente mergulhar no menu toda vez que quero monitorar a mixagem principal em meus fones de ouvido ou simplesmente nunca ouvir a saída master adequada em meus fones de ouvido – o que não é o ideal.

Nenhum grupo de usuários para os pads

Por melhor que seja a configuração de mapeamento MIDI, a falta de grupos de usuários personalizados é uma grande falha. Eu tenho uma série de controles que costumo mapear para os pads para controlar alguns controles mais profundos do Serato. Eu me peguei desejando ter acesso a um punhado de grupos de usuários personalizados, mesmo com algum remapeamento de algumas páginas não utilizadas e páginas do Instant Scratch.

Mecanismo do prato

Esta parte parece frágil e importante para o controle do prato

Minha maior preocupação com o mecanismo do prato é a construção plástica do anel interno usado para controlar os sinais de transporte. O pequeno dente de plástico, especialmente, parece muito mais frágil do que provavelmente deveria ser. Não sei o quanto o sistema depende dessa peça, mas uma queda acidental ou uma tentativa ruim de reconectar o prato com a quantidade errada de força pode causar alguns problemas. Espero estar errado, mas me sentiria muito melhor se esse mecanismo fosse de metal.

Posicionamento do botão Instant Scratch

O botão Auto-Loop está imediatamente acima do botão Instant Scratch. Mais do que algumas vezes eu me peguei acidentalmente apertando o botão Instant Scratch em vez do botão Auto-Loop. Pressionar o botão Instant Scratch corta automaticamente o que estiver tocando naquele deck e carrega a amostra de scratch. Como muitos DJs tendem a usar o Auto-Loop em uma faixa de reprodução, isso pode causar alguns problemas sérios em uma apresentação. Talvez uma opção de “bloquear Instant Scratch quando a faixa estiver tocando” possa ser adicionada no firmware?

Rastrear posicionamento do controle de carregamento

Eu prefiro ver os controles de carga de trilha em ambos os lados do mixer

Lutei muito com os controles de carga da pista no deck direito. Vindo de mixers de scratch como o DJM S-series ou o Rane Seventy-Two e Seventy, estou acostumado a ter os controles de carregamento de faixas em um posicionamento simétrico. Com o DDJ-REV7, minha memória muscular mudava constantemente para controles que não existiam. tenho certeza que com o tempo eu poderia me acostumar com isso

O marcador de registro digital

Sim, esta não é uma grande implementação. Parece um pouco “flutuante” e não tem a precisão de um adesivo. Também é redefinido para 12:00 ao passar um Hot Cue. Como resultado, o malabarismo é quase impossível se você tiver vários Hot Cues configurados em rápida sucessão. Sendo um problema aparente do Serato, requer correção do lado deles. Uma opção para desativar a redefinição do Hot Cue do marcador ajudaria imensamente. Eu coloquei alguns adesivos no prato, o que funciona melhor para mim.

Efeitos do sampler sendo um controle de mudança

Isso é um pouco complicado, mas ter o controle de efeito Sampler exigindo Shift+Smooth Echo não é o ideal. Ouvi muitas reclamações sobre isso dos usuários do DJM-S11, e é uma pena que não tenhamos um botão dedicado para essa função.

Um preço alto para um controlador

Este é facilmente o controlador de 2 canais mais caro do mercado que não é um controlador autônomo. Não me entenda mal, acho que o DDJ-REV7 é facilmente um dos controladores mais avançados do mercado – e os pratos giratórios não são baratos – mas $ 1899 USD é muito para gastar, especialmente em um controlador que ainda requer um laptop.

Sem fonte de alimentação embutida ou conexão IEC

Eu nunca gostei de tijolos de energia.

Entendo a necessidade de equilibrar o tamanho e o peso da unidade com praticidade, mas sempre preferirei uma unidade com um cabo de alimentação IEC a algo que exija uma fonte de alimentação. Em qualquer show, eu tenho vários cabos IEC. Se eu aparecer em um show sem esse power brick, estou ferrado. Se eu usar o controlador tanto em casa quanto em shows, tenho que desconectar a energia toda vez (e minha barra de energia está escondida e é difícil de acessar) ou comprar uma segunda fonte de energia.

Sem acesso fácil aos faders de acesso

Concedido, o Magvel Pro requer muito pouca manutenção, mas ainda acontece ocasionalmente. Com o design do DDJ-REV7, você precisa remover toda a placa inferior e possivelmente desinstalar algumas placas de circuito para acessar os faders. Eu teria preferido uma placa removível como nos mixers DJM para manter os faders.


Pensamentos finais

Em 2020, a Pioneer DJ lançou o DJM-S11 e abalou o mundo do hip-hop/formato aberto/turntablism. Este mixer inovador redefiniu o que as pessoas esperavam de um mixer de batalha de dois canais. Agora, em 2022, o Pioneer DJ parece pronto para fazer tudo de novo com o DDJ-REV7.

Eu sinto que isso vai ser enorme.

Para quem é isso?

  • DJ de hip-hop
  • DJs de formato aberto
  • Turntablists
  • Qualquer pessoa que queira que os pratos giratórios misturem, cortem e arranhem com um controlador tudo-em-um.
  • DJs que querem o mais próximo de um mixer de scratch premium e configuração de prato giratório
  • DJs que não têm medo de pagar um preço premium por um produto premium

Como isso se compara ao Rane ONE?

Obviamente, o Rane ONE é a principal alternativa ao DDJ-REV7. No entanto, por US $ 1899, o DDJ-REV7 é US $ 300 mais caro. Também não tenho dúvidas de que você verá vários ONEs no mercado de usados ​​nas próximas semanas por ainda menos.

Na hora de escolher entre os dois, vale a pena?

Então, o DDJ-REV7 vale o dinheiro extra? A resposta depende de suas necessidades e desejos. A resposta é um retumbante sim para DJs que desejam uma experiência intransigente e que precisam do melhor desempenho disponível com todos os sinos e assobios mais recentes. Você não encontrará nada que se aproxime da sensação ou funcionalidade do DDJ-REV7 fora de um conjunto de Rane Twelve MK2s e um mixer de scratch high-end como o Seventy-Two ou DJM-S11.

Dito isto, se você não é um DJ de scratch prolífico ou de alto nível e não precisa de uma experiência o mais próxima possível de uma configuração de toca-discos modular / Twelves de alta qualidade, o ONE ainda é um controlador muito bom e muito divertido de usar por uma quantidade decente mais barato.

Não é apenas o DDJ-REV7.

Onde se destaca sobre o UM

Além dos efeitos de hardware e das telas do prato, acho que a vantagem mais significativa do REV7 é o desempenho do crossfader. Ao contrário do Rane ONE, o áudio roteia através do hardware – como um mixer – em vez do software. Como resultado, o Magvel Pro parece imediato e sem latência. Por outro lado, o Rane ONE direciona o áudio e lida com as curvas de fader através do software, dando uma sensação “mole” e imprecisa.

As principais coisas que eu acho que o Rane ONE tem sobre o DDJ-REV7, foi a melhor resposta do prato em termos de lançamento do prato, a capacidade de transformá-lo de volta em um tocador de vinil analógico através de um mod de pós-venda e os pés do toca-discos (desejo que o DDJ-REV7 tinha os pés da plataforma giratória).


A última palavra

Vou apenas dizer: este é quase o controlador perfeito para mim. As poucas desvantagens são na maioria bem triviais – meu problema mais significativo é a implementação do Split Cue. Fora isso, o DDJ-REV7 rapidamente se tornou meu controlador favorito para jogar, sem exceção.

Todos os outros controladores de prato giratório que usei – o NS7, o Rane ONE ou o S4 MK3 – seriam apenas meu “controlador de show”. Seria algo que vive em seu case que eu levo para shows para obter a experiência mais próxima de toca-discos/Twelves e um mixer de ponta com menos para carregar.

É totalmente sem defeitos? Não, não é. Mas para mim, o Pioneer DJ DDJ-REV7 é o primeiro controlador que usei que poderia substituir confortavelmente meu toca-discos/mixer high-end e não me sentir nem um pouco prejudicado.

Tiro o chapéu para você, Pioneer DJ – você arrasou com este controlador.

Se eu pudesse resumir tudo em uma única frase, seria como eu descreveria para qualquer um dos meus colegas DJs: o DDJ-REV7 é incrível.

Adelino

Analista de Sistemas, atua também como empresário no ramo da Tecnologia e Desenvolvimento web mobile, onde é responsável pelo sistema de Automação Musical e Streaming Web de mais de 30 emissoras em todo Brasil.

Tem como Hobby Mixar em Festas e Eventos de Flash Back fazendo a galera dançar sem parar.

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