MegaDJ

Contas que continuarem usando aplicativos para ganhar curtidas e seguidores poderão ser banidas da plataforma. O “limpa fakes” realizado frequentemente pelo Instagram voltou a virar notícia nos últimos dias. A ação atingiu diretamente muitos DJs, que chegaram a perder mais de 100 mil seguidores em um único mês. O duo americano The Chainsmoskers encabeça essa lista com uma queda de 126 mil seguidores só neste último mês de maio.

O Instagram já havia informado que intensificaria ações para inibir comportamentos suspeitos, e isso inclui contas que se apropriam de aplicativos para ganhar curtidas e aumentar seus seguidores. Práticas como esta são consideradas ilegais pela plataforma e se comprovadas o usuário corre o risco de ser banido da rede social. A ação ocorre de maneira automática por meio do estudo dos algoritmos.

Em junho, o DDROP fez um levantamento dos DJs mais seguidos do mundo no Instagram e, a partir destas informações, cruzamos os dados para descobrir quantos seguidores cada um destes artistas perderam até julho de 2020.

https://www.instagram.com/p/CBHNl4FAibT/?utm_source=ig_embed

Acredita-se que os artistas com as maiores perdas podem ter utilizado práticas ilegítimas para aumentar o número que fãs, seja pagando empresas que prestam este tipo de automação ou comprando seguidores fantasmas.

Através do gráfico abaixo, listamos as perdas e ganhos até este primeiro semestre do ano dos 10 DJs mais seguidos do mundo.

Quantos seguidores cada artista ganhou no Instagram

Sem registro de perdas, Alok foi o artista que mais ganhou seguidores no mundo.

Alguns DJs tiveram quedas expressivas. Novamente, o duo The Chainsmokers segue à frente como o artista com o maior número de perdas. Só neste primeiro semestre foram mais de 500 mil seguidores. Já Clavin Harris viu mais de 200 mil seguidores “sumirem” da sua conta desde o começo do ano.

Nem todos perderam

Mas, claro, há também o outro lado da moeda com alguns DJs comemorando seus ganhos. Com 20,7 milhões de seguidores, Alok acumulou ganhos e passou a ocupar a segunda posição na lista dos DJs mais seguidos do mundo no Instagram, que é liderada pelo americano Marshmello (30M). O goiano chegou a ter um aumento de 2 milhões de seguidores em um único mês saindo ileso da ação na plataforma, deixando claro que seu crescimento é autêntico.

Confira a tabela exclusiva com o levantamento detalhado feito pelo DDROP:

Os dados públicos são gerados gratuitamente pela plataforma SocialBlade.com e qualquer pessoa pode ter acesso.

Fonte: DROPNEWS